quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sustentabilidade virá tema para artista plástico

O artista plástico potiguar Thiago Cóstackz sempre procurou através de suas obras passar mensagens de conscientização sobre o meio ambiente. No final de 2008, Cóstackz fez uma exposição no Rio de Janeiro chamada S.O.S, no qual tinha forte apelo ambiental, as esculturas eram feitas de com madeiras de áreas reflorestadas, restos de demolição, tecidos reciclados entre outros materiais que prezavam pela sustentabilidade, sempre buscando alguma solução para a ecologia.
A obra principal da exposição era uma escultura gigante com a sigla S.O.S. feita de madeira vinda de áreas reflorestadas e trazia pinturas que representavam elementos da fauna ameaçados de extinção. Outra coisa que chamava atenção era um painel de 30m com mensagens sobre como ter uma vida ecologicamente correta.
Este ano, Cóstackz resolveu fazer algo novo. Reproduzir grandes obras da humanidade com as nossas celebridades, porém com um foco em causas ambientais. Na amostra com o nome de Mitos & Ícones, o artista plástico convidou vários artistas da nossa geração para ser os protagonistas dessas novas versões para antigas artes. Entre os convidados, estão a atriz Carolina Dieckmann (foto), as modelos Fernanda Tavares, Mariana Weickert, os atores Dalton Vigh e Carlos Casagrande e até a princesa Paola d’Orleans e Bragança, entre muitos outros.
Cóstackz convidou artistas que se mostrem preocupados com o meio ambiente. “Não poderia convidar uma Adriane Galisteu, que usa bolsa de crocodilo; ou Marília Gabriela que tem um cenário todo com madeira crua. É complicado porque as pessoas seguem os passos deles”, comenta.
O artista não é só ecológico em suas obras, ele usa apenas tintas a base de água, papeis reciclados e não aceita ser patrocinado por marcas de carro. E ele mesmo garante que não é mais um “eco-chato”, dizendo que é impossível viver sem agredir o planeta, mas as pessoas precisam minimizar os danos.

Matéria feita por: Luiz Paulo Charleaux

Foto: www.caras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário