sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Casas Bahia, Amigos do Planeta

O programa socioambiental batizado de Amigos do Planeta, da Casas Bahia, baseia-se no conceito de redução, reutilização e reciclagem de materiais e conta também com projetos para diminuir o consumo de recursos naturais e energia elétrica.
Implementado há cerca de um ano, nas nove lojas da grande São Paulo e no centro de distribuição de Jundiaí, a maior das sedes, o programa já consegue números incríveis, entre eles a redução do uso dos copos plásticos em 45%, a redução do consumo de papel em 20%. E o encaminhamento de mais de 11 mil toneladas de materiais para a reciclagem. Hoje, o projeto envolve 60 lojas e tem mais de 16 mil colaboradores.
A verba do projeto é destinada principalmente a projetos educacionais, sendo batizado de Amigos do Planeta na Escola e tem a parceria do Instituto Brasil Solidário (IBS), que atua desde a implementação de bibliotecas, até a plantação de árvores, coleta seletiva e reciclagem. O projeto também ajuda na reforma de escolas e dá bolsas aos melhores alunos.
Entre todas iniciativas, vale destacar a reutilizar a água da lavagem dos veículos da empresa, que já está funcionando nos centros de distribuição de Jundiaí (São Paulo) e Duque de Caxias (Rio de Janeiro), gerando uma economia mensal de 86% de economia, sem contar que os produtos utilizados na limpeza dos veículos são biodegradáveis.
O Amigos do Planeta será estendido de maneira gradual, com a expectativa de chegar a 100 lojas em todo o estado de São Paulo ainda nesse ano, e com a meta de, no próximo ano, estar em todas as lojas do estado.

Matéria feita por: Marco Montani Jr

Foto: http://www.eletterexpress.com.br/

2 comentários:

  1. E eles levam bem a sério!
    Visitando o depósito de Jundiaí pode-se ver, em seus 252 mil metros quadrados, vários incentivos para a ampliação dessa idéia.

    ResponderExcluir

  2. Parabens Casas Bahia, por terem encerrado o apoio a esta ONG denominada IBS, falta tranparencia financeira e estes videos e fotos não representa o que passava lá dentro, virou uma empresa familiar com muitas açoes obscuras...Hipocresia predominava dentro daquele império....fico feliz que uma empresa séria como as casas bahia acordou e fez o certo..Parabens

    ResponderExcluir