terça-feira, 10 de novembro de 2009

Jogadores marcam gols em prol da sustentabilidade


Infelizmente são raros os jogadores de futebol que praticam alguma ação sustentável. Porém parece que os jogadores que passam pelo o São Paulo Futebol Clube têm tendências para serem solidários, e praticam ações dignas de um gol de placa.
Há quase 19 anos no clube, o goleiro Rogério Ceni, que ficou famoso por seus gols de falta, há algum tempo vem contribuindo com projetos sociais de uma forma exemplar. Cada vez que o camisa 01 balança as redes adversárias, sua chuteira, que tem grafada com seu número de gols na carreira, é trocada por um par com os números atualizados. E além de aumentar o placar para o time do Murumbi, a cada gol feito, o jogador doa 30 cestas básicas.
A iniciativa partiu da Penalty, empresa de materiais esportivos e patrocinador de Ceni, ao que agradou o goleiro. Ele ainda não chegou nem aos 90 gols, mas a marca já tem materiais prontos até o número 100. Agora, não são apenas os torcedores do São Paulo que torcem por seus gols, mas também aqueles que são a favor de atitudes sociais como essa, envolvendo Ceni e Penalty.
Mais dois ídolos dos são paulinos também fazem um gol fora de campo, alias um Gol De Letra. Esse é o nome da fundação criada pelos ex-jogadores Raí e Leonardo. Desde 1998, a organização sem fins lucrativos vem ajudando mais de 1000 jovens, protegendo-os da violência das cidades e levando a elas educação e incentivo à pratica esportiva. Por seu projeto, a Unesco considera a instituição como um modelo de apoio ás crianças em situação de vulnerabilidade.
Seria bom se todos os jogadores de futebol fizessem ações sustentáveis, invés de gastar em baladas, carros e casas de luxo.

Matéria conjunta feita por Dhyego Souza e Luiz Paulo Charleaux

Foto: http://rivaisdorio.files.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário