sábado, 14 de novembro de 2009

Sustentabilidade como musa

O cantor e compositor Lenine é um ótimo exemplo de artista que pratica, usa seu trabalho e criatividade para divulgar a sustentabilidade. Além de ser um orquidófilo, Lenine sempre procura apoiar projetos relacionados ao meio ambiente.
No último dia 13 de Novembro, para comemorar os 30 anos do Projeto Tamar, o cantor, que já ganhou Grammy Latino, dividiu o palco na Praia do Forte, na Bahia, com a banda Movéis Coloniais de Acaju e Luiz Caldas.
Criado na Bahia em 1980, por estudantes de Oceanografia, o Projeto Tamar tinha como intenção, originalmente, de ajudar na proteção de espécies de tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção e vivem na costa brasileira e, assim, melhor os ecossistemas costeiros. Porém os estudantes observaram que precisavam proteger outros animais de vida marinha, como os tubarões.
Suas atividades são divididas a partir de três linhas de ações: Conservação, Educação Ambiental e Desenvolvimento local sustentável. Atualmente, o Tamar possui 23 bases de monitoramento, distribuídas em nove estados brasileiros.
Já Lenine sempre expôs sua preocupação pelo planeta através de letras como “Paciência”, na qual o compositor mostra que enquanto estamos preocupados com os nossos problemas, acabamos esquecendo de cuidar do nosso meio ambiente.
Ele também já escreveu alguns poemas sustentáveis, como “A Mancha”.
No site do cantor, além do Projeto Tamar, também pode encontrar links para outros projetos como SOS Mata Atlântica, e WWF.

Matéria feita por: Luiz Paulo Charleaux

Foto: http://lenineoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário