quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um político conveniente

O político americano Al Gore é conhecido como aquele cara que perdeu as eleições para George W. Bush em 2000. E, com certeza, se tivesse sido eleito, o Estados Unidos seriam um dos maiores colaboradores das causas ambientais mundiais, teriam assinado o Protocolo de Kyoto, reduzindo a emissão de CO2.
O político conhecido também por ser o narrador do documentário “Uma Verdade Inconveniente” de 2006, no qual explica as consequências do aquecimento global, causado pelas altas emissões de Gás Carbônico. Por exemplo, as mudanças climáticas que afetam os ecossistemas ao redor do mundo, o aumento das temperaturas, entre outros. O documentário ganhou o Oscar da categoria em 2007, e se tornou um dos principais filmes que as escolas utilizam para sensibilizar seus alunos sobre as causas ambientais.
O interesse de Al Gore pelo assunto vem desde quando o ex-vice presidente estava na universidade, após uma palestra com um professor de Havard que era pioneiro na medição de dióxido de carbono na atmosfera.
Alguns anos depois da morte de sua irmã por câncer de pulmão, Gore, cuja sua família era dona de grandes fazendas produtoras de tabaco,  resolver investir em outro tipo de plantação.
Porém Al Gore não se limita ao documentário, ele já lançou dois livros sobre o assunto: A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano (1993) e Uma verdade inconveniente (2006), este baseado no documentário.
Em 2007, junto ao presidente da Virgin, Richard Branson, Gore lançou uma competição que presenteará com 25 milhões de dólares o cientista que apresentar a melhor solução para ‘limpar o planeta’, diminuindo a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
Em seu site, é possível ver outras ações e projetos que o político apóia, e sem precisar de dinheiro para supostos "panetones".

Matéria feita por: Luiz Paulo Charleaux

Foto: http://www.businessweek.com/

Um comentário:

  1. O documentário Verdade Inconveniente é bem interessante, apesar de um pouco cansativo no final.

    ResponderExcluir