terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você conhece a Rainforest Foundation?

Fundada em 1989 pelo (mega) músico Sting e por sua esposa Trudie Styler, a Rainforest Foundation, teve início logo após o casal ver pessoalmente a destruição da Floresta Amazônica, e o impacto que causava na vida dos povos indígenas que ali habitam.
A fundaçao acredita que a melhor maneira de proteger as florestas tropicais é deixar que os povos indígenas, que lá habitam há séculos, tomem conta das terras, pois seus conhecimentos sobre a ecologia local são reconhecidos como as mais eficazes ferramentas de gestão ambiental. A fundação não se mantém apenas nas florestas tropicais, realizando projetos em todo o planeta.
A Primeira iniciativa foi à campanha para a proteção das terras dos índios Kayapó, na Floresta Amazônica. O resultado foi o reconhecimento jurídico, no ano de 1993, e a demarcação de uma área de mais de 27.359 quilômetros quadrados.
Ao longo dos últimos 20 anos a Fundação tem ampliado e se diversificado. Hoje existe uma sede em Nova York, que é generosamente apoiada por Sting. Também existem sedes na Noruega, e no Reino Unido. Estas organizações apóiam diretamente projetos em mais de 20 países que protegem as florestas tropicais e as pessoas que nelas vivem.
A abordagem da Rainforest Foundation difere da de outras organizações, na medida em que está empenhada em ambos os sentidos, dos direitos humanos e da proteção ambiental, pois muitas das tentativas de preservação do meio ambiente, muitas vezes acabam por excluir as populações locais, que por vezes, resulta na expulsão de suas terras.
A Rainforest Foundation do Reino Unido, sede da fundação e é financiada por uma combinação de doações, eventos, doações de pessoas físicas e doações de empresas.
Desde sua fundação, a Rainforest Foundation tem ajudado as comunidades indígenas e locais a proteger mais de 100.000 quilômetros quadrados de floresta.

Matéria feita por Marco Montani Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário