terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Contra a cegueira do mundo

No último dia 2 de novembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou o músico Stevie Wonder como 11º Enviado da Paz ou Mensageiro da Paz. O titulo é dado para celebridades que promovem as ações e os ideais da ONU através de sua imagem.
O cantor recebeu o titulo por que, segundo o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, Wonder é “uma verdadeira inspiração aos jovens do mundo todo sobre o que se pode conseguir apesar de qualquer limitação física”.
Cego desde nascença, Wonder aprendeu a tocar gaita e piano antes dos nove anos. Hoje aos 59 anos, o cantor já vendeu mais de 100 milhões de álbuns e ganhou 25 Grammys, e desde o ano passado está fazendo uma turnê com a intenção de espalhar a mensagem de união entre as religiões e raças.
O cantor é uma das celebridades mais engajadas nas causas humanitárias e sociais nos Estados Unidos, sendo citado como ídolo para o atual presidente americano Barack Obama, além de ser um dos militantes da causa dos deficientes físicos.
"Está além da minha capacidade compreender que 10% das pessoas deste mundo não importem para os outros 90%", disse Stevie Wonder. "Não consigo acreditar nisto".
Em 2005, o cantor participou das series de shows do Live 8, no qual tinha como objetivo convencer os líderes mundiais perdoar as dívidas externas dos países mais pobres do mundo e ajudar estas nações.
Outras celebridades que receberam o mesmo título que Wonder recebeu estão os atores George Clonney e Michael Douglas, e jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.

Matéria feita por: Luiz Paulo Charleaux

Foto: http://marcolino.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário