terça-feira, 27 de outubro de 2009

Melissa: sonhos de plástico sustentável

Ultimamente, a Sustentabilidade é o assunto principal nas rodas mais cultas, mas algumas pessoas podem torcer o nariz para essas práticas politicamente corretas. Principalmente quando se trata da estética e da moda.
Uma das maiores dificuldades para vegetarianos e veganos é encontrar sapatos de qualidade que não utilizem matéria animal, isso porque a maioria das pessoas pode não saber, mas os animais sofrem muito no processo de extração da matéria prima dos sapatos de couro.
A linha de sapatos Melissa, que pertence à Grendene acaba com esse dilema, pelo menos para as mulheres. Os sapatos são feitos de PVC e são recicláveis, sendo que seu processo de produção assegura um aproveitamento total e suas sobras são recicladas e reutilizadas. Todos os resíduos liberados na produção dos sapatos são totalmente neutralizados e tratados.
A maioria das pessoas que compram os sapatos da Melissa, acabam comprando pelo modismo e pelo status de usar um produto que muitas vezes foi desenhado por um estilista famoso, como Vivienne Westwood, os irmãos Fernando e Humberto Campana e Alexandre Herchcovitch. Mas todos esses modelos de sapatos independente de quem o projetou são sapatos que atendem à todas as exigências da Grendene, que inclusive já recebeu vários prêmios por suas práticas sustentáveis na fábrica.
Um modelo da Melissa, a Corallo, desenhada pelos irmão Campana é feita de plástico atóxico, 100% reciclável e uma parte da renda obtida nas vendas foi doada para a ONG Visão Mundial situada em Recife.
Em 2005 a marca lançou o primeiro livro que fala sobre design sustentável no país, chamado “Haverá a idade das coisas leves”.
Todo esse comprometimento com a causa da Sustentabilidade, o fato do sapato ser usado por artistas como, Madonna, Beth Ditto, a vocalista da banda The Gossip, Katy Perry, entre outras famosas, tornam a Melissa um sonho sustentável.

Matéria feita por Denise Barros dos Santos

2 comentários:

  1. olá ,
    sou academica do curso de quimica na UTFPR,
    estou fazendo uma pesquisa para o desenvolvimento de uma palestra, e escolhi o tema "melissa e auto sustentabilidade" e acheii altamente interressante esta matéria.

    abraço
    Elisa Rohweder - Pato Branco PR

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise!
    Adorei sua matéria. Criamos um blog sobre sustentabilidade para um trabalho de faculdade e estamos sempre em busca de matérias legais pra postar.
    Gostaria que você desse uma olhadinha no nosso blog, já que a matéria que postaremos hoje é sobre a Melissa Campana.
    Obrigada!

    Ligia Pacheco

    ResponderExcluir