terça-feira, 27 de outubro de 2009

Rise Against: Hardcore e Sustentabilidade


O mundo do estilo Hardcore é habitado por várias pessoas engajadas em várias causas, ambientais e sociais. Um exemplo de banda engajada na atualidade são os americanos do Rise Against. Todos os membros do grupo são vegetarianos e também são filiados a uma organização não governamental que defende os diretos dos animais, PETA, sigla para People for the Ethical Treatment of Animals (em português: Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).
Criada em 1980, hoje, a Ong já conta com mais de 2 Milhões de membros dedicados a lutar contra os maus tratos ao animais. Recentemente, o site do Peta elegeu o Rise Against como a “banda amiga dos animais”. O quarteto de Chicago costuma fazer doações de seus cachês de shows para o PETA.
A postura da banda sobre os diretos dos animais são visíveis em seus e clipes. Em “Ready To Fall”(2006), o vídeo mostra imagens dos bastidores de abatedouros, rodeios, esportes de caças, entre outros casos de bichinhos sendo mal tratados. O clipe sem cortes pode ser encontrado no site da Ong.
Em 2007, a marca de tênis Vans, que patrocina o quarteto, em consideração aos seus esforços pelo os direitos dos animais, lançou uma linha totalmente Vegan, ou seja, não foi usado nenhum material de origem animal. Em seu último álbum, “Appeal to Reason” (2008), é possível encontrar flyers do PETA com mensagens que encorajam pessoas a se tornarem vegetarianos e defender os direitos dos animais.
E ainda há pessoas que apenas olham para o Bono.

Matéria feita por: Luiz Paulo Charleaux

Nenhum comentário:

Postar um comentário